Snow Patrol Brasil

Início » Banda » Biografias » Johnny McDaid

Johnny McDaid

JMD no Ward Park, 2019.
©Shannon McClean

Johnny McDaid nasceu em 24 de julho de 1976 em Derry, Irlanda do Norte.

Ele foi cantor e compositor da banda Vega4, cujo álbum You and Others foi produzido por Jacknife Lee. A música "Life is Beautiful" foi a trilha do trailer do filme Prova de Amor (My Sister's Keeper).

Johnny trabalhou ainda com o famoso DJ Paul Van Dyk, trabalho esse que resultou em "Time Of Our Lives", do álbum Reflections, indicado ao Grammy. A parceria se repetiu e dela saiu "Home", que ganhou prêmios de Melhor Música no Trance Awards.

Johhny compôs e produziu músicas para Ed Sheeran, Harry Styles, Carina Round, Ingrid Michaelson, Gary Go, Example, Birdy, Kodaline, Rudimental, Biffy Clyro e Rosi Golan, além de trabalhar com Snow Patrol, Iain Archer, Freelance Hellraiser, Bryn Christopher, entre outros. Suas músicas já apareceram em diversos programas de TV, como Grey's Anatomy, One Tree Hill, The Hills, Pushing Daisies, entre outros, além de comerciais para Land Rover, Jeep, RTÉ, e mais.

Ele escreveu e produziu a faixa-título do filme House Of Fools, dirigido pela diretora indicada ao Oscar Eva Isaksen, e escreveu e produziu discos para Sony BMG, Universal Music Group, EMI, PIAS Recordings, Mushroom Records e Capitol Records.

Em 2009, Johnny foi o primeiro contratado da editora musical Polar Music, de Gary, Nathan e Jonny, além de ser o dono do estúdio Fieldwork Music, em Londres, onde ele compõe, produz e faz mixagem de músicas de diversos artistas.

Em 2012, ele entrou como membro oficial do Snow Patrol, tocando piano, guitarra e fazendo back vocal.

Em 2014, foi lançado o álbum X de Ed Sheeran, no qual Johnny trabalhou durante 2 anos e co-escreveu 7 faixas incluindo "Photograph". X ganhou o prêmio BRIT Awards de melhor álbum de 2015.

Em 2016, ele co-escreveu "Love My Life" com Robbie Williams e Gary Go do álbum The Heavy Entertainment Show de Robbie Williams.

Em 2017, foi lançado o álbum Divide de Ed Sheeran, no qual Johhny co-escreveu 8 faixas, incluindo o sucesso "Shape Of You". McDaid ainda co-escreveu o single "What About Us," da Pink. Johnny também foi um dos co-autores do single "Rest Of Our Life", da dupla de música country Tim McGraw e Faith Hill, junto com Ed Sheeran, Amy Wadge e Steve Mac.

Em 2018, Johnny co-escreveu a faixa "Fallin' All In You" do terceiro álbum de Shawn Mendes.

McDaid tem uma tatuagem no braço esquerdo que diz: "Nuair is gá dom filleadh abhaile, is tú mo réalt eolais" ("Quando preciso ir para casa, você é minha aluz guia"), uma tradução para o irlandês da música "Guiding Light," de Foy Vance. Ed Sheeran e Vance também tem a mesma tatuagem. A música foi escrita para o pai de Johnny, John McDaid, Sr., que faleceu em julho de 2011. "Guiding Light" conta com vocais de Sheeran e Vance nos vocais e piano.

Desde 2013, Johnny está num relacionamento com a atriz Courteney Cox. O casal se conheceu graças ao amigo em comum Ed Sheeran. Eles ficaram noivos no final de 2014, terminaram o relacionamento em 2015, mas reataram em 2016 - sem noivado dessa vez. Em entrevista de 2019, Cox disse:

Não é estranho? Nós terminamos nosso relacionamento, e ele se mudou para a Inglaterra, e então só reatamos e tem sido melhor do que era antes. Tudo é melhor.

 
Redes sociais
Instagram | Twitter