Snow Patrol Brasil

Início » Banda » Biografias » Gary Lightbody

Gary Lightbody

Gary no The 1865, 2019.
©Harry Herd

Gary Lightbody nasceu em 15 de junho de 1976, em Bangor, Irlanda do Norte.

Depois de estudar na Rockport School e na Campbell College, ele se mudou para Dundee, na Escócia, em 1994, para estudar na Universidade de Dundee, onde cursou Literatura e Língua Inglesa. Foi lá que ele formou a banda Polarbear com os amigos Mark McClelland e Michael Morrison.

Gary já declarou em entrevista que cresceu como um garoto "indie-rock" inspirado a se tornar músico, com influências de artistas como Kurt Cobain, Super Furry Animals e Sebadoh. Como compositor, ele escreveu músicas para diversos artistas. Em 2001, formou o grupo escocês The Reindeer Section, enquanto também trabalhava como DJ, geralmente com seu colega de banda Tom Simpson. Ele foi uma das celebridades a substituírem o DJ Zane Lowe no seu programa na rádio BBC 1, quando este saiu de férias. Gary acabou sendo votado o melhor DJ substituto pelos ouvintes do programa.

Além de tudo, Gary ainda escreve artigos e colunas em várias revistas e jornais, como a Q The Music, e também já foi editor de uma edição da sessão musical do The Irish Time. Um apaixonado fã de música, Gary recomenda álbuns e artistas de diversos estilos musicais em suas resenhas. Para a revista The New Statesman, ele escreveu sobre sua viagem a Uganda com a organização Save The Children.

Gary é um dos maiores apoiadores da crescente cena musical de Belfast, cidade onde cresceu na Irlanda do Norte. Ele está no conselho de diretores do Oh Yeah Belfast Music Centre, um projeto cujo intento é dar um lugar para novos artistas trocarem ideias e darem início a suas carreiras, já que é comum novos talentos saírem do país por falta de apoio. Ele apoia novas bandas e até as colocou como abertura na turnê do Snow Patrol pelo Reino Unido e Irlanda, em fevereiro e março de 2009.

Gary prefere manter sua vida pessoal um assunto privado. Ele foi eleito o 96º homem mais sexy da Irlanda em 2009.

Carreira ao longo dos anos

2001 – 2002

Gary formou em 2001 o "super grupo" escocês The Reindeer Section, com 47 músicos de 20 bandas diferentes. Lançaram 2 álbuns: Y'All Get Scared Now, Ya Hear! em 2001 e Son of Evil Reindeer em 2002.

Em 2001, ele ainda cantou na música "Fallen", do músico de breakbeat/eletrônico britânico Cut La Roc. Emprestou sua voz, também, a uma faixa do álbum Rock Action da banda Mogwai.

2005-2006

Em 2005, Gary contribuiu para outro projeto, o The Cake Sale, formado por Brian Crosby para arrecadar fundos e chamar atenção para a campanha irlandesa Make Trade Fair. Ele fez um dueto com Lisa Hannigan na música "Some Surprise", composta por Paul Noonan, do Bell X1. A música chegou ao 5º lugar nas paradas irlandesas.

Ele contribuiu ainda com vocais em 4 músicas do álbum Waiting for Clearance do The Freelance Hellraiser, e no álbum de estreia do produtor Kidda, Going Up, na faixa "Shining 1", em 2006

2007-2008

Em 2007, Gary fez nova parceria com Cut La Roc, emprestou suas composições e seus talentos vocais na faixa "Mishka", do álbum Larger Than Life (que só foi lançado em 2010).

Gary compôs a música "Just Say Yes" para Gwen Stefani a pedido de sua gravadora, mas a cantora não quis a música. Ela então foi passada para Nicole Scherzinger, para seu álbum de estreia solo, mas como o álbum foi engavetado, o single foi regravado pelas Pussycat Dolls, e nunca foi lançado por elas. Em 2009, Gary reassumiu sua música e a lançou com o Snow Patrol.

2008-2009

Com seu amigo e produtor Garret "Jacknife" Lee, Gary começou a trabalhar num projeto chamado Listen... Tanks!, uma experiementação de rock "napoleônica". Uma única música foi lançada, exatamente quando Gary substituiu o DJ Zane Lowe na BBC1, chamada "Black and Silver". O álbum já tem todas as faixas compostas mas ainda não foi gravado.

Em maio de 2009, ele anunciou o projeto solo Tired Pony, que descreveu ter influências country. A primeira música dessa nova banda, "I Finally Love This Town," foi tocada numa sessão acústica para uma rádio em Portland, Oregon, EUA.

2010

Em janeiro, Gary Lightbody gravou em Portland, Oregon, o álbum de estreia de seu projeto paralelo Tired Pony, com o título The Place We Ran From. Este novo supergrupo inclui Jacknife Lee como produtor e músicos como o guitarrista e co-fundador do REM Peter Buck, o cantor Tom Smith do Editors, o cantor e compositor Iain Archer, o baterista do Belle & Sebastian Richard Colburn, o vocalista do The Young Fresh Fellows e The Minus 5,  Scott McCaughey, a dupla que forma o She & Him Zooey Deschanel e M. Ward, e o guitarrista de turnê do Snow Patrol Troy Stewart.

Gary colaborou com o ex-cantor da banda Kinks, Ray Davies, no álbum See My Friends, na música "Tired Of Waiting For You". Em parceria com Jacknife Lee, ele ainda trabalhou na trilha sonora original do filme irlandês My Brothers, exibido no Tribeca Film Festival de 2010.

2011-2012

Gary colaborou na faixa "The Last Time", do álbum de Taylor Swift Red. A música foi composta pela dupla, com a participação ainda de Johnny McDaid.

Em julho de 2012, Lightbody recebeu o título de Doutor Honorário em Letras da University Of Ulster, em uma cerimônia em Derry.

2013

Junto com Johnny McDaid, apresentou no concerto "City of Culture" em Derry/Londonderry um set acústico de tês músicas: "Run", "Just Say Yes" (o hino do festival) e "Chasing Cars". A dupla participou ainda do show do Comic Relief Funny for Money ao lado de Nathan Connolly, onde tocaram "Life-ning".

Formou Gary Lightbody and the Assembly no TEDx em Stormont, onde gravou uma canção e deu uma palestra TED Talk.

Ele fez uma participação especial no episódio de Game of Thrones "Walk of Punishment", onde aparece cantando em cima de um cavalo.

Gary apareceu ainda no The X Factor UK fazendo um dueto com Taylor Swift. Eles cantaram "The Last Time", a fim de promovê-la como single no Reino Unido, em 3 de novembro de 2013.

2018-2019

Após vários anos de bloqueio criativo, o 7º álbum de estúdio do Snow Patrol, Wildness, finalmente foi lançado em 2018.

Em novembro desse ano, foi homenageado no Northern Ireland Music Prize com um prêmio por sua contribuição notável para a música.

Em julho de 2019, criou a Lightbody Foundation, com o intuito de apoiar instituições de caridade em toda a Irlanda do Norte e no resto do mundo.

2020

Gary foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) por serviços prestados à música e à caridade na Irlanda do Norte.

Durante o período de distanciamento social da pandemia de Covid-19, Gary fez diversas lives no Instagram, tocando músicas pedidas pelos fãs e até compondo faixas colaborativas ao vivo.

Em maio, ele doou £50.000 para apoiar músicos na Irlanda do Norte que lutavam contra as consequências do coronavírus. Em julho, a Lightbody Foundation doou cerca de US$ 90.000 para nove instituições de caridade diferentes na América.

Gary foi convidado para ter seu próprio programa de rádio de curta duração da rádio BBC Ulster, chamado The Gary Lightbody Show. Todos os 6 episódios estão disponíveis no site da rádio.

 
Redes sociais
Twitter | Instagram | Tumblr