Snow Patrol Brasil » Banda
Banda

História da banda:
Snow Patrol é uma banda de rock alternativo, com membros da Irlanda do Norte e Escócia. Formada na Universidade de Dundee, em Dundee, Escócia, em 1994, a banda agora divide sua base entre Glasgow e Belfast. As 3 primeiras gravações da banda, o EP “Starfighter Pilot” e os álbuns de estúdio “Songs for Polarbears” “When it’s all Over we Still Have to Clear up” não tiveram muito sucesso comercial e foram lançados pelos selos independentes Electric Honey e Jeepster, respectivamente. Quando a banda foi para uma gravadora grande, a Polydor Records, lançaram o álbum de 2003 “Final Straw”, que superaram 4 discos de platina em vendas no Reino Unido. Essa foi a primeira vez que a banda teve uma significativa venda comercial, o que seguiu com o sucesso internacional em 2006, quando “Eyes Open” vendeu 4.7 milhões de cópias no mundo inteiro. As músicas “Run”, “Chasing Cars” e “Signal Fire” estão entre os maiores hits da banda. Snow Patrol já foi indicado a 3 prêmios BRIT e ganharam 5 prêmios Meteor Ireland Music. Em 2008, lançaram seu 5º álbum, “A Hundred Million Suns”. A banda já vendeu mais de 7 milhões de álbuns no mundo todo.

Início da carreira
ShrugFormada no final de 1994 como Shrug pelos alunos da Universidade de Dundee Gary Lightbody, Michael Morrison e Mark McClelland, a banda começou a se apresentar em shows na própria universidade e em pubs nos arredores, como o Lucifer’s Mill. Seu primeiro EP, chamado “Yoghurt vs Yoghurt debate” foi um sucesso.
Em 1995, mudaram o nome para Polar Bear (ou Polarbear) para evitar problemas legais com uma banda americana também chamada Shrug. Logo após, o baterista Mike Morrison saiu da banda para voltar para a Irlanda no Norte após sofrer um colapso nervoso. Em meados de 1997, Polarbear lançou um EP com três faixas, “Starfighter Pilot”, sob o selo Electric Honey. Novamente a banda trocou de nome, dessa vez para Snow Patrol, devido a outro conflito com uma banda de mesmo nome, liderada pelo ex-baixitas do Jane’s Addiction, Eric Avery. A essa altura, Richard Colburn, baterista do Belle & Sebastian, havia assumido o posto por algum tempo, e logo após Jonny Quinn entrou como baixista permanente, se mudando de Belfast para Glasgow a pedido de Lightbody.
A banda lançou seu segundo EP “Little Hide” pela Jeepster Records enquanto ainda moravam em Dundee (a capa do EP era uma foto borrada de um torcida de futebol assistindo o jogo Escócia x Estônia no Celtic Park, tirada por Gary Lightbody, e no vídeo apareciam vários de seus amigos). O single lançado logo a seguir, “One Hundred Things You Should Have Done in Bed”, teve relativo sucesso nas paradas indies.
Polarbear Esses dois singles foram bastante promovidos pela Jeepster – com vídeos incluídos nos CDs singles, e Snow Patrol teve suas primeiras aparições na TV. Sua primeira entrevista pra MTV foi em 1998, e tiveram ainda uma breve aparição num documentário do Channel 4 sobre a Jeepster Records (basicamente concentrado em Belle & Sebastian) no mesmo ano. Seguiram-se dois álbuns pela Jeepster: “Songs for Polarbears” em 1998 (que incluía uma versão ligeiramente remixada do seu single de estréia, “Starfighter Pilot”) e “When it’s all Over we Still Have to Clear up” em 2001 (ambos gravados enquanto a banda ainda vivia em Glasgow). Também em 2001, Gary reuniu um grupo de músicos escoceses, como Mogwai e Belle & Sebastian, para formar um “super grupo”, The Reindeer Section, que lançou dois álbuns. Gary ainda fez uma parceria com Cut La Roc, cantando no single “Fallen”.
Após o sucesso de crítica, porém, fracasso comercial dos dois álbuns lançados pela Jeepster, a banda ficou extremamente desiludida com o relacionamento com a gravadora. Eles sentiam que Belle & Sebastian eram o foco das atenções do selo, e que faziam pouco esforço para promover o Snow Patrol. Como eles não ganhavam muito dinheiro, os membros ficaram sob alta pressão financeira, chegando ao ponto de Lightbody ter que vender sua coleção de CDs para pagar o aluguel.
Músicos como Bono, do U2, Michael Stipe, do R.E.M., Nikki Sixx e Tommy Lee do Mötley Crüe já declararam em entrevistas suas admiração pelo Snow Patrol.

“Final Straw” e o sucesso
Snow PatrolApós serem dispensados pela Jeepster, o guitarrista Nathan Connolly entrou para a banda e eles assinaram com a gigante Polydor. Lá, conquistaram sucesso e reconhecimento com a música “Run” (que estreou em 5º nas paradas de sucesso do Reino Unido), assim como com o álbum que a continha, “Final Straw”, de 2003, que foi produzido por Jacknife Lee. O álbum chegou a ser o 3º mais vendido do Reino Unido. O sucesso se Run foi seguid por mais 3 singles: “Chocolate”, um relançamento de “Spitting Games” – ambas chegando ao top 30 – e “How to Be Dead”, chegando ao número 39.
O lançamento de “Final Straw” nos EUA teve bons resultados, com 250.000 cópias vendidas e se tornando o 26ª álbum mais popular do Reino Unido no ano.

Saída de McClelland e turnê com U2
Em 16 de março de 2005, Mark McClelland saiu da banda, com Lightbody dizendo que “pressões novas e inesperadas, infelizmente, causaram um desgaste nas relações da banda, e sentimos que a banda não poderia seguir em frente com Mark como seu membro”. No fim de março, o ex-baixista do Terra Diablo Paul Wilson foi anunciado oficialmente como substituto de McClelland, e o Snow Patrol declarou, ainda, o tecladista Tom Simpson, que há anos viajava com eles em turnê, como membro oficial da banda.
Snow PatrolEm meados de 2005, durante a turnê de Final Straw, a banda também fez show com U2, como abertura da turnê Vertigo na Europa. Depois, eles voltaram para os EUA para terminar a turnê Final Straw. Nesse verão, Snow Patrol ainda tocou em Londres um pequeno set no concerto beneficente Live 8. Após encerrar as atividades abrindo shows e a longa turnê de 2 anos de Final Straw no fim de julho, a banda teve algumas semanas de descanso e começou a compor e gravar músicas para o novo álum. A versão do Snow Patrol para a música de John Lennon “Isolation” foi lançada em 10 de dezembro de 2005, como parte da campanha de Anistia Internacional, “Make Some Noise”. A música também entrou no álbum em tributo a John Lennon, “Instant Karma: The Amnesty International Campaign to Save Darfur”, de 2007.

“Eyes Open”
A banda terminou as gravações de “Eyes Open” em dezembro de 2005, com Jacknife Lee reassumindo a produção. O álbum foi lançado em 28 de abril de 2006 na Irlanda, em 1º de maio do Reino Unido e em 9 de maio nos EUA. O primeiro single, “You’re All I Have”, foi lançado em 24 de abril só na Europa. O primeiro single nos EUA foi “Hands Open”, porém, foi “Chasing Cars” que conquistou espaço nas paradas pop e de downloads, após ser tocada numa cena emocionante do final de temporada da série Grey’s Anatomy, em 15 de maio de 2006. Devido à surpreendente popularidade de música, foi adiantado o lançamento de seu single no início de junho, e o clipe foi regravado para conter cenas da série.
Eyes OpenEm 30 de julho de 2006, Snow Patrol apareceu no último episódio do famoso e antigo programa musical da BBC Top of the Pops, tocando “Chasing Cars”. Eles foram a última banda a aparecer na história do programa. O Snow Patrol gravou ainda uma sessão ao vivo no estúdio Abbey Road, para o programa Live from Abbey Road, em 4 de outubro de 2006. A performance apareceu num episódio dividido com Madeleine Peyroux e Red Hot Chili Peppers.
A banda foi forçada a adiar grande parte da turnê americana de Eyes Open depois que Lightbody descobriu que tinha pólipos nas cordas vocais, e não teve melhoras depois de adiar 3 datas da turnê. Os shows foram remarcados para agosto e setembro. O ano continuaria a ser difícil para a banda em sua fase americana da turnê, quando foram forçados a cancelar dois shows em festivais na Costa Oeste devido a ameaças de ataques terroristas a vôos entre Reino Unido e EUA. Dois membros da banda conseguiram chegar aos EUA, enquanto os outros dois ficaram retidos em Londres. Eventualmente, todos chegaram aos EUA alguns dias depois para retomar a turnê em Boston, mas perderam a bagagem e tiveram que comprar tudo novo na cidade. Seus instrumentos só chegaram horas antes do show, a tempo para a passagem de som. Ainda nessa turnê, a banda se viu obrigada a cancelar shows na Alemanha e na França devido a um machucado no braço e ombro esquerdos de Paul Wilson. Jonny Quinn também foi uma das “vítimas” da turnê: ele quebrou o braço num acidente fazendo snowboarding e teve que ficar 3 meses afastado. Graham Hopkin, amigo de longa data e ex-baterista do Ex-Therapy?, assumiu seu lugar em shows na Austrália, Nova Zelândia, Europa e EUA.
Em 26 de novembro de 2006, “Eyes Open” se tornou o álbum mais vendido do ano no Reino Unido, superando “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not” do Arctic Monkeys. Apesar das excelentes vendas do álbum de retorno do Take That “Beautiful World”, “Eyes Open” ainda se manteve na dianteira e fechou o ano como o álbum mais vendido, com 1.6 milhão de cópias. O álbum levou ainda platina nos EUA, com mais de 1 milhão de cópias vendidas, e se manteve entre os 50 da lista de 200 mais vendidos da Billboard por mais de 15 semanas, indo na popularidade de “Chasing Cars”. A banda ainda teve um dos álbuns e uma das músicas mais baixadas no iTunes em 2006. “Eyes Open” ainda chegou ao topo dos mais vendidos na Austrália, além de ser um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos na Irlanda, ficando no topo das paradas do fim de 2006 a meados de 2007, e figurando na lista de mais vendidos até hoje.
SNLSnow Patrol foi o convidado musical no programa Saturday Night Live de 17 de março de 2007, com Julia Louis-Dreyfus como apresentadora. Eles tocaram “You’re All I Have” e “Chasing Cars”. A banda seguiu turnê pelo Japão em abril, seguido por festivais na Europa, México e EUA no verão. Eles encerraram a turnê na Austrália, em setembro de 2007.
A banda ainda contribuiu com a música “Signal Fire” na trilha sonora de Homem-Aranha 3, bem como no filme. A música tocou nos créditos finais e era o carro-chefe da trilha.
Em 7 de julho de 2007, Snow Patrol tocou na parte britânica do Live Earth, no estádio de Wembley, em Londres. Pouco após a performance, Simpson foi preso na base aérea de Northolt por ter faltado a uma audiência em Glasgow, na qual era acusado de porte de cocaína.
No dia 1º de setembro, Snow Patrol foi o headline de um mini-festival de boas-vindas na cidade natal de Gary Lightbody e Jonny Quinn, Bangor, no condado Down. Cerca de 30.000 pessoas foram ver a banda tocar.
Em 25 de novembro de 2007, a banda fez uma sessão acústica para o projeto de caridade Mencap, numa pequena capela em Islington (Londres). Eles foram umas das principais bandas e participar do projeto, chamado “Little Noise Sessions”.

“A Hundred Million Suns”
Gary Lightbody disse que o início das gravações do álbum seguinte a “Eyes Open” deveria ter começado no outono de 2006 (no hemisfério Norte, que seria na nossa primavera), com Jacknife Lee retomando a produção pela 3ª vez. Mas a banda quis tirar um ano de descanso depois das seguidas turnês de Final Straw e Eyes Open, e re-emergiu no final de 2008 com o álbum subseqüente, A Hundred Million Suns. As gravações do álbum começaram em março de 2008, e foi lançado em 24 de outubro na Irlanda e 27 de outubro no Reino Unido e nos EUA. O primeiro single, chamado “Take Back the City”, saiu dia 10 de outubro de 2008. As gravações do vídeo clipe dessa música se deram no dia 11 de agosto de 2008, em Londres, e foi dirigido por Alex Courtes.
V Festival 2009A turnê desse álbum começou em 26 de outubro de 2008. A cantora Miriam Kaufmann viaja às vezes com a banda, fazendo backing vocals e um dueto com Lightbody em “Set the Fire to the Third Bar”, originalmente cantado com Martha Wainwright. A turnê UK & Ireland Arena Tour encerrou em 23 de março de 2009; tendo seu último show no Odyssey, em Belfast, para uma platéia de 9.000 fãs. Incluindo família e amigos da banda, além da seleção Norte-Irlandesa de futebol. A estimativa é de que a banda tenha tocado para 200.000 fãs ao longo da turnê.
Em seguida, o Snow Patrol foi para a África e tocou no Coca-Cola Zero Festival. Daí então eles começaram a parte européia da turnê, além de apoiarem o Coldplay em sua turnê americana Viva la Vida em junho e o U2 em sua turnê européia U2 360° em julho e agosto.
Numa entrevista, Lightbody revelou que a banda está gravando novas músicas para serem lançadas num EP no final de 2009. Ele disse que essas músicas eram como uma “ponte” entre A Hundred Million Suns e o próximo álbum.
Gary Lightbody ainda está para lançar projetos solos, como um álbum com uma pegada country e um projeto paralelo chamado “Listen… Tanks!”, mas sem datas para tal.

“Up To Now”  
Lançado em 9 de novembro de 2009, é a primeira coletânea do Snow Patrol em comemoração aos 15 anos da banda. O álbum possui dois CD’s de 15 faixas cada, com seus maiores sucessos, além de 3 músicas novas, raridades, covers, singles e músicas do The Reindeer Section.
Em entrevistas Gary Lightbody disse que eles não tinham singles o suficiente para fazer um Greatest Hits, e deixou bem claro essa distinção do novo álbum. Também disse que “Up to Now” é um retrato da banda, um jeito de deixar os 15 anos da banda para trás e olhar para o futuro, indicando que a banda tem mais a oferecer. – ” Nós subimos um morro e agora estamos olhando para trás admirando a paisagem um pouco. É legal mostrar para as pessoas que nós não chegamos de uma hora para outra” –
A arte do álbum foi lançada em 25 de setembro de 2009, o floco de neve é marca da banda até hoje (2014).

“Fallen Empires”
Lançado em 14 de Novembro de 2011, é o sexto álbum de faixas inéditas da banda. É o primeiro álbum com a participação de Johnny McDaid. Gary disse em entrevistas que teve write’s block e que foi o álbum que mais demorou a ser produzido. Em termos de estilo musical eles usaram muito da eletrônica e do experimental e foi um álbum bem diferente de todos os outros. De acordo com Gary eles quiseram fazer um projeto ambicioso, diferente de qualquer outra coisa que já tinham feito. Com músicas mais SP FEanimadas, fora da zona de conforto eles conseguiram produzir um ótimo trabalho pois já tinham se consolidado como banda. O guitarrista Nathan disse que quem fosse escutar as músicas deveria ter a mente mais aberta, ele também disse que nesse trabalho sentiu que podia se expressar melhor. As letras foram todas escritas por Gary com muito mais sentimento, segundo ele, com muito do “se sentindo em casa” ( no caso a Irlanda). Fallen Empires tem 14 faixas, sendo que há um pack especial com o DVD da apresentação do Snow Patrol no Royal Albert Hall, em novembro de 2009. O primeiro signgle lançado foi “Called out in the Dark”, o vídeo foi lançado em 17 de Agosto de 2011 e teve toda uma preparação.O segundo single foi “This Isn’t Everything You Are”, lançado em 14 de Outubro de 2011, o terceiro, “In the End” lançado em 13 de Janeiro de 2012 e o último vídeo foi “New York” lançado em 30 de Março de 2012.
Fallen Empires foi lançado pouco depois da apresentação deles aqui n Brasil, no Rock in Rio. Na apresentação deles no festival eles tocaram 2 músicas do álbum novo: “Called out in the dark” , “This isn’t everything you are” e “Fallen Empires”.
A turnê do Fallen Empires girou boa parte do mundo eles vieram aqui para o Brasil em 9,10 e 11 de outubro de 2012. Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte respectivamente.

Turnês:

  • Final Straw Tour (2003–2005)
  • Eyes Open Tour (2006–2007)
  • Taking Back the Cities Tour (2008–2009)
  • Reworked Tour (2009)
  • Up To Know (2010)
  • Fallen Empires (2011-2013)
Nosso Twitter
Nosso Facebook
Tuites da banda